OCEANOS
97%
ÁGUA DOCE
3%
Calotas polares e glaciares
79%
Água Subterrânea
20%
Água doce superficial
1%
Beber água da torneira ou água engarrafada é uma questão de escolha pessoal.
A água da torneira está disponível 24 sobre 24 horas. Antes de chegar à torneira do consumidor, a água é submetida a um controlo rigoroso de modo a respeitar as normas restritas de qualidade.
Por sua vez as águas engarrafadas podem ser águas de nascente ou de origem mineral apresentando teores de sais minerais e de oligoelementos variáveis. Algumas são muito ricas em magnésio, outras em cálcio, etc… Nesses casos, é conveniente mudar regularmente de tipo de água engarrafada de modo a equilibrar esses compostos no organismo.
Dado que a água da torneira não é engarrafada, não produz resíduos (as garrafas de águas produzem cerca de 10 kg de plástico por pessoa, por ano).
O cloro é um preservante alimentar que garante uma boa qualidade microbiológica ao não permitir o desenvolvimento de bactérias. Caso o sabor incomode pode ainda retirar-se a água da torneira, aguardar uns minutos ou armazenar no frigorífico em recipiente de vidro (não mais do que 24 horas); adicionar gelo ou algumas gotas de limão antes de beber.
Como o cloro se evapora facilmente, estas medidas simples e fáceis são habitualmente suficientes para eliminar qualquer cheiro desagradável. Se apesar de tudo o cheiro a cloro ainda persistir com muita intensidade, contacte o serviço de águas da sua residência.
A água da torneira pode ficar esbranquiçada quando existe ar dissolvido na água.
Se colocar a água num copo e a deixar repousar durante alguns segundos, a água volta a ficar límpida vendo-se as bolhas de água a vir à superfície.
Esta situação pode acontecer após intervenções na rede de distribuição de água.
É importante salientar que é uma situação pontual e passageira, e que a água continua própria para consumo.
A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores (caso existam) podem alterar as características da água como o sabor, o cheiro e a cor.
A temperatura também pode influenciar o sabor da água, por isso quanto mais fresca, mais agradável se torna ao paladar.
Os jardins devem ser regados nas horas de menor calor, logo ao inicio da manhã ou ao final da tarde, para que não se desperdice tanta água por evaporação.
De forma a poupar mais água, a mangueira deve ser substituída pelo regador para rega do jardim e dos vasos.
A água é a única substância conhecida que pode ser encontrada de forma natural em 3 e estados: sólido (gelo), líquido, e gasoso (vapor de água).
O ciclo da água é a circulação contínua da água no nosso planeta, passando pelos seguintes processos:
A água dissolve mais substâncias do que qualquer outro líquido, desta forma, ao infiltrar-se no solo transporta químicos, minerais e nutrientes.
As águas minerais variam de região para região devido às características geológicas da mesma.
Os portugueses gastam em média 161L/dia/pessoa (de acordo com o INSAAR, INAG)
Sabia que…
…60% das reservas de água no mundo estão concentradas em 10 países!
… se toda a água da terra (no estado líquido e sólido) fosse dividida entre os habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas (cerca de 240 000 m3). Mas se apenas for dividida a água potável, cada uma teria direito apenas a 5L de água!
… Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80 % dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada!
… ao tomar um banho de imersão gasta 3 vezes mais do que se tomar um duche (mantendo a torneira fechada enquanto se ensaboa).
… a máquina de lavar roupa gasta cerca de 60 a 90 L de água em cada lavagem!
… a máquina de lavara louça gasta cerca de 25 a 60 L de água em cada lavagem!
… ao banhos e as descargas do autoclismo representam 2/3 do consumo diário!